quarta-feira, 29 de maio de 2013

Tofu com crosta de sésamo e amendoim (Vegana)... e como sou "anti-social"!

Eu e o meu namorado somos os seres mais "anti-sociais" que existem (talvez eu ainda mais do que ele, mas de formas diferentes... uma longa história), e ainda bem porque assim não nos chateamos. Não tenho paciencia para pessoas... Geralmente não tenho paciencia para conversas superficiais de "encher chouriços", reuniões sociais ou multidões.
No passado fim de semana tive o jantar de aniversário da irmã do meu namorado (num restaurante brasileiro de rodizio, claro, eheh - lá fui eu encher-me só com alface e arroz). Nestas festas ficamos sempre nos lugares mais afastados, geralmente numa extremidade da mesa. Por norma, passamos todo o jantar a conversar os dois e a falarmos sobre como "aquilo não é nada o nosso ambiente". Eu adoro a familia do meu namorado, desde o inicio que sinto que já faço parte dela, mas simplesmente não gosto de festas, não tenho um espirito nada festivo. Mas, por acaso, o jantar até se mostrou bem agradável porque à nossa frente se sentaram os pais do melhor amigo do meu namorado. Eu ainda não os conhecia, mas adorei conhece-los! São pessoas "super do bem" como já é raro encontrar, e passamos a noite a ter boas conversas... Enquanto o resto da mesa tinha a tipica "celebração" social, que é normal e saudável mas com a qual não me identifico nada, nós tinhamos um belo momento zen de partilha e boa conversa.

Para mim não há nada como um filmezinho acompanhado de uma manta, um chá quente e um namorado no sofá! Ou um almoço a dois, porque me dá tanto prazer o desafio de cozinhar algo que encante o meu namorado e o faça esquecer do seu desejo por carne... Ou uma passeio a dois numa tarde solarenga... Ou até um lanchinho com a minha irmã para meter a conversa em dia. Antes, o facto de ser uma pessoa solitária deprimia-me por vezes, mas hoje sei que faz mesmo parte da minha maneira de ser. Apesar de gostar do fascinio que é conversar com uma pessoa interessante, ou de conhecer alguém que me intrigue, na maioria dos meu dias prefiro ficar a observar apenas as pessoas e os seus comportamentos, até porque não sinto necessidade de falar de mim, contar coisas acerca da minha vida ou desabafar e muito menos tenho paciencia para ter discussões ridiculas sobre as minhas opções na vida (como o veganismo). Sei que é bom ter contactos em todo o lado e em várias áreas, mas se sou feliz assim e nunca senti falta de ter montes de amigos, então não farei esforços para mudar.

E então, fiz isto para mais um agradável e solitário (no bom sentido) almoço a dois, com o sentimento de "vamos lá a ver no que isto dá". Ficou muito bom! Por acaso eu não estava com fé de que ficasse tão perfeito: com uma deliciosa crosta por fora e bem suave e fofo por dentro. O xarope de ácer dá-lhe um sabor ligeiramente adocicado que liga muito bem com a manteiga de amendoim. O namorado adorou. Não deixem de experimentar, vão ficar rendidos!! 



Para 2 pessoas:

1 chávena de tofu firme (corte-o em fatias com aprox. 1 cm e não muito largas)

Coloque o Tofu a marinar, em molho de soja (2 ou 3 colheres de sopa) e temperado com mistura de coentros e alho secos, um pouco antes de o cozinhar.




1 colher de sopa de manteiga de amendoim
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de óleo de sésamo/gegerlim
Sumo de 1 lima
1 colher de sopa de Xarope de Ácer
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
2 dentes de alho picados
2 ou 3 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de sementes de sésamo/gegerlim
Pimenta

Numa frigideira coloque o azeite, óleo, alho, gengibre, Xarope de ácer, manteiga de amendoim, sumo da lima e um pouco das sementes de sésamo. 
Deixe ferver um pouco em lume brando.

Acrescente depois os pedaços de tofu. Aumente um pouco o calor para tostar o tofu. Depois vire os pedaços de tofu, acrescente a água, reduza de novo o calor e tape a frigideira. Deixe cozinhar assim uns minutos, mexendo a frigideira de vez em quando para evitar queimar.




Acrescente a pimenta e as sementes de sésamo, de forma a que estas se "agarrem" à superficie do tofu. Deixe que as sementes ganhem uma corzinha e tostem um pouco.

Sirva quentinho. Eu acompanhei com estes maravilhosos noodles... Uma combinação perfeita :)






0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.

© Veggie, com muito gosto!, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena